Dr. Furuli, apologista das Testemunhas de Jeová, escreve livro com duras críticas à liderança da religião


Rolf Johan Furuli é um docente  norueguês  para  línguas semíticas  na  Universidade de Oslo, possuidor de um PhD (o último e mais alto título acadêmico recebido por um indivíduo) e considerado especialista em línguas antigas.


Furuli — considerado por muitos o maior apologista das Testemunhas de Jeová — iniciou seus estudos da nova Cronologia Babilônica em 1984 e escreveu livros apoiando o peculiar e errôneo ensino das Testemunhas de Jeová sobre 607 a.C. ser a data da queda de Jerusalém.  (Os fatos históricos apontam para 586/7 a.C.) Em seus livros sobre cronologia Furuli tenta refutar a obra Os Tempos dos Gentios Reconsiderados, do sueco Carl Olof Jonsson.


Segundo o site “Mentes Bereanas”, Furuli “escreveu dois livros em apoio da cronologia desta organização religiosa. Evidentemente, esses livros impressionaram alguns dos escritores na sede da Torre de Vigia, os quais até mesmo fizeram referências aos livros dele em suas respostas. Assim, no final de uma carta de 29 de janeiro de 2009, um escritor da Torre de Vigia (usando o código ECJ:ECN) encaminhou a pessoa que perguntou aos dois livros de Rolf Furuli deste modo:





TRADUÇÃO:


Estamos anexando fotocópias de todas as referências seculares que mencionamos ou citamos acima. Já que você fez referência a Rolf Furuli, provavelmente acharia interessante o estudo aprofundado que ele fez acerca deste assunto em sua obra de dois volumes, intitulada “Cronologia Assíria, Babilônica, Egípcia e Persa Comparada com a Cronologia da Bíblia”. Naturalmente, ele tem responsabilidade total pela informação apresentada nela, já que ela é o resultado de sua pesquisa pessoal e não é publicada por nossa organização. Cremos que o conteúdo de nossa carta será de ajuda para você.


Com nossas melhores recomendações,

Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová


Os dois artigos em A Sentinela de 1º de outubro e 1º de novembro de 2011 refletem continuamente o conteúdo dos dois livros de Furuli. Os dois artigos parecem claramente ter sido escritos em cooperação com Rolf Furuli. A maioria dos leitores não estará ciente disso, nem estarão cientes do fato de que ambos os livros já foram completamente refutados em artigos e resenhas publicadas na internet e em outros lugares.”


NOVO LIVRO


Em 2020, Furuli escreveu o livro, ainda sem tradução oficial para o português, intitulado “My Beloved Religion—and the Governing Body” (Minha Querida Religião — e o Corpo Governante). Nele, pela primeira vez, tece críticas pesadas às Testemunhas de Jeová. No entanto, e paradoxalmente, Furuli ainda mantém a crença de que as Testemunhas de Jeová são “a única religião verdadeira” (pág. 15), bem como continua a defender os ensinamentos de que transfusões de sangue são proibidas por Deus, que há duas esperanças (celestial e terrestre) de salvação, e que 607 a.C. foi, de fato, a data da queda de Jerusalém e o ponto de partida dos 2.520 anos que culminam com o “Fim dos Tempos dos Gentios” em 1914 d.C. (pág. 16)


Não obstante essas reafirmações de crenças básicas, Furuli escreve o seguinte sobre o Corpo Governante (CG) das Testemunhas de Jeová, na INTRODUÇÃO de seu livro:


“Embora o CG tenha feito um bom trabalho, eles também causaram problemas graves para milhares de Testemunhas de Jeová. Seria mais fácil para mim fechar os olhos e não dizer nada. Mas em meu trabalho como ancião, tentei seguir o conselho de Knorr [Nota do Tradutor: Terceiro Presidente da Sociedade Torre de Vigia] para nunca recuar. Enviei várias cartas para a sede, incluindo a maior parte do capítulo 4 deste livro sobre o ensino superior e apontei erros na literatura. Não sei se minhas cartas chegaram ao GB. Mas se sim, foram ignoradas. Visto que os erros que apontarei estão relacionados com o coração da organização, estou dando agora o passo sem precedentes de escrever este livro.


O problema fundamental é que, em 1972, quando o arranjo de anciãos foi implementado, a organização era teocrática, mas durante os 48 anos desde então, a organização tem gradualmente se transformado em uma organização autocrática, onde as decisões e as palavras do CG não podem ser questionadas. Essa é uma situação que contradiz a Bíblia! Não questiono a sinceridade dos membros do CG. Mas parece-me que eles são mantidos em cativeiro por acreditarem que foram escolhidos por Deus como “o escravo fiel e discreto” e que foram designados sobre as Testemunhas de Jeová como seu governo com poder ilimitado.” (págs. 8 e 9)


Furuli questiona também o forte desincentivo das Testemunhas de Jeová ao ensino superior (Capítulo 4), as regras arbitrárias de desassociação, ou excomunhão (Capítulo 5), a nova posição do Corpo Governante de que as “nuances e sutilezas” das palavras usadas na Bíblia não são tão importantes (Capítulo 6) e como as Testemunhas de Jeová deixaram de ser teocráticas para serem autocráticas (Capítulo 7), dizendo, com efeito, que deixaram de ser governadas por Deus para serem governadas por homens.


Os que conhecem a postura autoritária e não aberta a críticas da liderança das Testemunhas de Jeová sabem que esse livro é praticamente uma sentença de morte social para o autor, pois poderá ser expulso da religião e ser vítima do ostracismo.


CAPA E ÍNDICE DO LIVRO:













Tem perguntas? Deixe sua pergunta em nosso grupo do Telegram. 📱


Comentários

  1. Pra mim, o cara está em um prédio condenado a implosão e está criticando um quadro torto na parede, e não se apercebeu de que não é o quadro que está inclinado, mas sim que prédio inteiro está torto.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, mas duvido que ele seja autorizado a ficar lá dentro, após estas críticas, foi muito corajoso, ele falou algo que resume tudo:
    " O organização deixou de ser teocrática, pra ser autocrática." Eu mesma me lembro quando entrei e não me esqueço do que ouvi: " não somos uma religião, ainda falávamos "somos estudantes da biblia das testemunhas de Jeová, é ser testemunha de Jeová não é religião, é um modo de levar a vida "
    Um povo muito amado por mim, mas infelizmente não se deve questionar e nem se pode exercitar a verdadeira faculdade de raciocínio individual.

    ResponderExcluir
  3. Bem, não tenho certeza do que as pessoas esperam do livro, mas para mim é um livro muito interessante. Eu não comecei a ler o livro com a expectativa de que ele iria revelar exatamente o que é verdade entre as crenças religiosas das Testemunhas de Jeová, ou desvendar os mistérios do universo para mim. Não espero encontrar isso nos livros hoje em dia. O último livro que comecei a ler com esse alto nível de expectativa foi talvez o livro Criador com a capa da nebulosa em 1998, ou um trecho do livro Daniel em 1999. Atualmente, posso ler livros sobre o que eles me dizem ouvindo outras perspectivas, que se sobrepõem, mas seguem caminhos diferentes da minha própria experiência. Nesse ponto, o livro de Furuli é uma excelente leitura, porque fornece uma visão única dos velhos tempos das Testemunhas de Jeová, lutando com as mudanças às vezes desconcertantes da religião delas nas últimas décadas, combinada com os próprios estudos e defesas que ele fez da religião, e como ele finalmente decidiu que as descontinuidades são grandes demais para suportar. Só porque as conclusões a que ele chega não são exatamente as minhas, não diminui a atenção detalhada dele às mudanças doutrinárias nas interpretações da Torre de Vigia que ainda ecoam e ressoam comigo quando eu era um verdadeiro crente. Eu ainda acho interessantes as mudanças nas interpretações antitípicas, como os gafanhotos de Joel, e há um verdadeiro sentimento quando Furuli conclui que a nova abordagem das TJ na leitura da Bíblia torna a maior parte do catálogo de livros das TJ uma "ficção" obsoleta; condenado pelo atual GB como errado, não apenas nos detalhes, mas em toda a sua abordagem para entender a Bíblia. Furuli tem sido um membro privilegiado do sistema da Torre de Vigia, subindo ao nível de superintendente de distrito. Ele se empenhou em estudo acadêmico que por um lado deu-lhe um nível de credibilidade, mas à custa de se tornar, de certo modo, um estranho dentro de uma religião cada vez mais hostil ao ensino superior. Se tudo o que você deseja ler são memórias de Testemunhas de Jeová que "acordaram", leram um livro de Dawkins e agora acham que não há Deus e a vida é o que você faz dela, então provavelmente não é o livro para você. Já existem muitos relatos desse tipo disponíveis, se é o que você gosta. Se você está aberto a ler uma reflexão de uma Testemunha de Jeová dedicada ao longo da vida, que continua a lidar com o sistema de crenças dentro da perspectiva do crente, é uma leitura válida.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho minhas dúvidas sobre o propósito real desse livro. A primeira vez que ouvi falar desse livro, foi no Reddit. Um usuário que colocou por lá, mas não sei de onde ele tirou a notícia desse livro. Apenas divulgou por lá. Ele citou que caso alguém queira ler, basta pedir por um endereço de e-mail que ele citou e que tinha que pagar para ter o livro. Não lembro ao certo o valor. Porém, achei o livro de graça em PDF (me parece que só está nesse formato na data em que escrevo este texto) e ainda estou lendo.

    De princípio eu achei que alguma outra pessoa escreveu e resolveu usar o nome do Rolf Furuli como suposta autoria e para chamar a atenção já que ele é uma pessoa conhecida no meio TJ e por ter Ph.D. Até onde li, ele parece ter um propósito dúbio.

    Uma rápida busca no Google por informações: O ISBN13 (ISBN: 978-82-92978-12-2 ) que está no livro aponta apenas para o site onde baixei e uma entrada nova na Wikipedia. Em outros sites de buscas por ISBN não deu retorno sobre o livro em si. Aponta apenas para outros sites fazendo a mesma citação que se originou no Reddit. Acho estranho, mas não estou negando a autoria que é dita. Falta fontes mais consistentes por aí.

    Inicialmente o livro está em inglês, mas já achei ele em espanhol no mesmo site. Tenho apenas o inglês. Não tenho muita informação da origem desse livro. Toda fonte que vi está no Reddit que também não tem outra fonte.

    Sinceramente? Partindo do ponto de que Furuli fez esse livro, eu não sei se isso dará em algum tipo de mudança entre as TJ's. Em todo caso, não estou querendo dizer nada. Nem favorável e nem negando. Cada um faz e pensa como quer tanto sobre o livro quanto sobre Furuli. Três pontos importantes são: (1) saber quem é o autor do livro, (2) o que o autor pensa e, (3) qual o objeto real do livro? Eu ainda estou lendo, como já citei, e ainda não sei responder de forma taxativa a essas perguntas.

    Talvez, no fim, o conteúdo desse livro seja mais importante que o autor. O comum que se nota por aí é focar demais no autor. Estão usando a imagem dele mais do que o livro em si. Claro que eu entendo a razão de divulgarem dessa forma. Mas qual é o objeto de quem divulga dessa forma? Alguém já leu o livro? Qual é a sua conclusão do objetivo do autor?

    ResponderExcluir
  5. Fato curioso:
    Awatu Publishers é a editora que publica esse livro. Ela é de propriedade do próprio Rolf J. Furuli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ter certeza que este livro é de Rolf J. Furuli?

      Excluir
    2. A única forma de você obter a certeza é por mandar um e-mail pra a editora e perguntar: awatu-publishers@sf-nett.no

      Excluir
    3. De fato é dele. Ele já foi desassociado no dia 17 de Junho de 2020 por conta desse livro. Muitos canais no YouTube e sites já tratam desse assunto.

      Excluir
  6. Eu sabia que isso ia acontecer a religião não é perfeita, com o tempo vamos descobrir e notar que coisas estão erradas. o Dr. Furuli descobriu e acho que muita gente irá fazer o mesmo. não acredito que irão sair da torre, mas acredito que haverá uma divisão nela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divisão na Torre já existe desde o seu início. As TJ's em geral é que ou não sabem ou negam esse fato. Tem grupos que surgiram antes da morte de Russel, depois da sua morte. Também alguns grupos surgiram dela quando já se usava o nome atual de TJ. E sem contar que Rolf Furuli foi desassociado por conta desse livro.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião!

Postagens mais visitadas