A Cruz Coroada



A Cruz Coroada é um tradicional emblema cristão, usado por muitas igrejas, bem como na heráldica. A Cruz Coroada foi adotada pelo Irmão Russell por causa da marcante influência causada nele pelo clássico livro cristão, “No Cross, No Crown” (Sem a Cruz, Não Há Coroa) de William Penn, publicado em 1807. William Penn foi também o ilustre fundador do Estado da Pensilvânia, EUA, onde o primeiro grupo dos Estudantes da Bíblia foi formado, na cidade de Allegheny.





Para nós, Estudantes da Bíblia, é um lembrete de que, para ganharmos a coroa da vida (imortalidade), precisamos levar a cruz de Cristo (sofrimentos, negar-se a si mesmo) até o fim de nossa caminhada na Terra.


A origem da Cruz Coroada não é maçônica


A Cruz Coroada não foi criada pelos maçons. O símbolo, porém, está associado à Maçonaria por ser o emblema dos Cavaleiros Templários, que representam o mais elevado grau no Rito de York. Trata-se de um símbolo do grupo moderno de Cavaleiros Templários (que não reivindicam uma herança da ordem medieval).


Tal grupo, diferente de outros ramos na Maçonaria, é composto exclusivamente por maçons cristãos, daí as razões para adotarem um símbolo que remeta apenas ao Cristianismo. (Fonte: Wikipédia)


Associações indevidas


O fato de outras ordens religiosas usarem o emblema da Cruz Coroada, como a Ciência Cristã e um dos ramos da Maçonaria, não quer dizer que os Estudantes da Bíblia estão associados a essas ordens religiosas. Criar uma associação entre essas diferentes entidades religiosas e os Estudantes da Bíblia apenas por causa do emblema em comum é o mesmo que dizer que budistas e hindus são nazistas porque usam o emblema da suástica. (Obs.: A suástica não é um símbolo exclusivamente nazista. Seu uso por diversas filosofias religiosas — budismo, hinduísmo, jainismo, etc. — antecede ao surgimento do nazismo por milhares de anos, e tais religiões nada têm a ver com o infame Reich de Hitler.)   


NOTA: A Cruz Coroada dos Estudantes da Bíblia é diferente em estilo de todas as outras cruzes coroadas, inclusive a usada pela pelos Cavaleiros Templários. Entre as diferenças podemos citar que ao redor dela há uma guirlanda atada com um laço vermelho na base, também um símbolo de vida e vitória:


Cruz Coroada dos Estudantes da Bíblia


Por fim, é importante notar que, diferentemente de alguns grupos religiosos, os Estudantes da Bíblia usam a cruz coroada apenas como um símbolo ou lembrete de um conceito claramente bíblico (1 Cor. 1:18, 9:27; Mat. 16:24), mas jamais prestam qualquer ato de adoração a ela, algo que seria idolatria.

Comentários

Postagens mais visitadas